TuneUp Utilities depois de realizar um estudo completo oferece uma guia com os passos essenciais para se obter o melhor desempenho do PC, principalmente na hora de jogar os games mais atuais do mercado. Os 10 truques que TuneUp apresenta melhoram os frames por segundo (FPS) de forma significativa, reduz os lags durante os jogos e otimizam ao máximo a qualidade do jogo.

Os jogos mais atuais do mercado exigem o máximo dos PCs. Consomem gigabytes (GB) de RAM, todos os recursos da CPU e placa de vídeo e “sujam” o disco rígido. Além, de aplicativos profissionais de desenho como o AutoCAD, ou as ferramentas de edição de vídeo, os jogos são os maiores consumidores de recursos dos PCs. Por esta razão, TuneUp afirma que os jogos de PC precisam de um sistema 100% otimizado.

 

Os 5 primeiros conselhos para transformar o desempenho do PC de um gamer de um nível médio para alto são:

 

1. Escolher os melhores Drivers ou “controladores”
Atualizar os controladores deve ser sempre um dos principais passos para configurar um PC. Geralmente, um PC que acaba de ser comprado, inclusive os que foram montados para jogos, tem Drives desatualizados. Isto, não permite que o PC alcance o desempenho completo que poderia chegar a ter.

 

O usuário deve baixar os Drivers originais para suas placas de vídeo (AMD, NVDIA) para obter o desempenho máximo nos jogos que são lançamentos no mercado. E também deve comprovar os drivers do processador, placa de som e de rede, que geralmente também produzem um impacto notável no desempenho da máquina.

2. Fechar e se desfazer de aplicativos desnecessários.

Quanto maior for o número de aplicativos que se executam em segundo plano, mais lento será o sistema para jogar. Todos os aplicativos que se executam em segundo plano consomem ciclos da CPU, memória RAM e afetam o desempenho do disco rígido. Para que os jogos funcionem sem problemas eis aqui alguns conselhos:

– Fechar todos os aplicativos abertos: PhotoShop, navegador, iTunes. O usuário deve se certificar que não fique nada ativado na barra de tarefas.
– Desinstalar aplicativos desnecessários: Identificar os que já não precisa mais.
– Cancelar a inicialização automática de aplicativos: TuneUp Startup Manager ajudará a identificá-los.

 

3. Desativar os “devoradores” de recursos utilizando TuneUp Program Deactivator:
E se o usuário realmente gosta de um programa que consome muitos recursos e não quer desinstalá-lo? Com o TuneUp Program Deactivator ele não precisará desinstalar seus programas favoritos, porque esta ferramenta permite que o usuário possa apenas desativá-los e assim também o carregamento que estes supõem no sistema. Esta ferramenta funciona como o sistema start-stop dos carros, quando um carro para e seu motor apaga. Logo, quando se pisa no acelerador novamente o carro liga no mesmo instante. A mesma coisa ocorre com TuneUp Program Deactivator. Enquanto o programa não está sendo usado, ele não produz nenhum carregamento no sistema e no momento que se precise dele novamente, TuneUp se encarregará de iniciá-lo imediatamente.

 

Antes

 

Depois

 

4 – Desfragmentar o disco rígido
À medida que os dados são escritos ou eliminados do disco rígido, os arquivos são fragmentados e suas partes ficam dispersas em toda a unidade do disco. Isto provoca uma diminuição significativa do desempenho do sistema. Particularmente durante os jogos, já que o disco rígido precisa recopilar todas as partes dos arquivos de forma ordenada, para ser capaz de processar o arquivo completo.

Dado que os jogos costumam ocupar vários GBs, é vital que todos estes arquivos possam ser lidos de forma contínua.

Para desfragmentar o disco o usuário pode ir até o menu Iniciar do Windows, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema e selecionar Desfragmentador de Disco. Ou utilizar a ferramentaTuneUp Drive Defrag.

5. Apagar os serviços do Windows em segundo plano que não sejam essenciais
Existem dezenas de serviços do Windows e de aplicativos de outros fabricantes que são executados constantemente em segundo plano. Sem embargo, existem alguns serviços que devem ser apagados nas máquinas que se usam para jogar, que estão sempre ativos e são usados somente em PCs de escritórios.
Nesta ocasião o usuário deve usar o Modo Turbo de TuneUp para apagar temporariamente mais de 70 serviços, tarefas programadas do Windows e aplicativos de outros fabricantes, que se executam em segundo plano com apenas um clique.

Com estes simples passos o usuário conseguirá um primeiro grande impulso para obter uma máquina ideal para se jogar. Caso queira descobrir mais truques de TuneUp Utilities 2012, entre em seu blog.

 

TuneUp Utilities está disponível em Português, Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Holandês, Italiano, Polaco, Japonês, Russo, Chinês e Coreano.
Os usuários finais podem encontrar mais informações sobre TuneUp Utilities na página web: www.tuneup-software.com.br

Software de otimização de PCs com Windows
Preços por licença: R$ 79,00 (versão completa)
Compatível com: Windows XP, Vista e Windows 7
Produzido por: TuneUp Software GmbH
Mais informações:
www.tuneup-software.com.br

  • Pingback: Links da Semana - Geekatz()

  • HopeTry

    Essas dicas são fantásticas!!! Muito obrigada, já coloquei na prática o ponto 1, 2, 3 ….Em breve coloco os próximos….

    Mas já eu p notar uma melhora no meu sistema, principalmente na hora de jogar.

    VALEU!!!