TuneUp Utilities lança a segunda parte da guia com os passos essenciais para se obter o melhor desempenho do PC, principalmente na hora de jogar os games mais atuais do mercado. A guia conta com conselhos e truques para uma personalização absoluta, além de um estudo dos resultados obtidos antes e depois da otimização, em jogos como Crysis 1, Driver: San Francisco ou Diablo III.
6. Overclocking de CPU e GPU 
O overclocking sempre foi uma maneira de espremer ao máximo o desempenho do PC. Sem embargo, o paradigma mudou um pouco, e o overclocking da CPU tende a não ter mais um grande impacto como antes, em contrapartida ocorre o oposto com o da GPU, que tem se tornado cada vez mais importante. Os pontos negativos destas práticas são: máquina sometida a um nível alto de stress e um superaquecimento do hardware. Por esta razão, deve-se realizar com muito cuidado e precaução.
Por outro lado, hoje em dia todas as placas base contam com mecanismos que apagam o PC, com o fim de evitar qualquer dano. Em todas as provas realizadas no experimento, somente a sobrecarga do sistema provoca um reinicio do sistema. O usuário deve se certificar de que nenhum aplicativo importante esteja sendo executado.
7. Otimizando o Painel de Controle da NVIDIA
Todos os controladores da NVIDIA vêm com seus próprios painéis de controle, que permitem ajustar a configuração 3D. Embora seja possível configurar muitas das opções diretamente no jogo, algumas não estão disponíveis ou são unicamente configuráveis desde o controlador. Para chegar à configuração da NVIDIA, o usuário deve clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho do Windows, selecionar Painel de Controle da NVIDIA e logo Configuração 3D nas categorias da esquerda. Estas são as configurações básicas que podem ser feitas melhorando a qualidade da imagem, sem sacrificar os frames por segundo (FPS):
• Anti-Aliasing: A ativação da Correção Gamma melhora a qualidade da cor e a Transparência Multisampling melhora a qualidade visual, ambas sem impacto no desempenho.
• Máximo número de fotogramas pré-renderizados = 0, minimiza o lag do mouse e teclado.
• Otimização segmentada: Esta opção deve estar sempre Ativada para os modernos processadores “multi-core”.
• Filtragem da textura: Esta função mostra como todas as texturas aparecerão em um jogo. Jogar com o nível “Alto desempenho”  de filtro aumenta os FPS.
O usuário deve testar as demais opções de configuração para ver os efeitos e melhorias que podem supor nos gráficos e qualidade dos jogos.
8. Otimizar o Centro de Controle AMD/ATI
O Centro de Controle AMD/ATI é outra fantástica maneira de aumentar o desempenho e a qualidade visual dos jogos. Para acessá-lo o usuário deve fazer clique na área de trabalho do Windows, selecionar “Catalyst Control Center” e logo ir até a seção “Configuração 3D” à esquerda.
Configurando os valores mais importantes como são: SMOOTHVISION HD: Anti-Aliasing, SMOOTHVISION HD: Anisotropic Filtering, Catalyst A.I., Mipmap Detail Level, Wait for Vertical Refresh, o usuário poderá conseguir o equilíbrio adequado entre desempenho e qualidade da imagem. Não existe uma forma correta de configurar o Centro de Controle ATI, isto depende dos jogos que se joguem e da potência da placa gráfica ATI.
9. Ativar o Modo Gaming do Antivírus
Alguns antivírus deixam mais lentos o desempenho dos jogos devido a suas atividades em segundo plano. O usuário Gamer deve escolher um software de segurança que ofereça um “Modo Jogo” para potenciar o desempenho do PC durante o jogo.
10. Manter o PC Limpo
A velocidade do PC é afetada quando o disco rígido está cheio. O usuário deve se certificar de manter limpo o seu PC e eliminar os dados desnecessários que se acumulam no sistema. Os jogos responderão de uma melhor forma e serão mais rápidos se o disco rígido ou SSD tem suficiente espaço livre para o cachê de dados temporais.
Resultados antes e depois:
Nos seguintes resultados, TuneUp demonstra o impacto dos 10 conselhos essenciais combinados no desempenho de um PC para jogos, conseguindo evitar as interrupções e vibrações nas situações de stress e movimento rápido, para desfrutar de uma experiência de jogo suave e fluida.
Cada teste foi efetuado 3 vezes no Alienware X51 (Core i7, 3.4GHz, 8GB de RAM e gráfica NVIDIA GeForce GTX 555). Aqui é mostrada a média do resultado:
Com estes simples passos o usuário conseguirá que sua máquina seja um perfeito PC para jogos. Caso queira descobrir mais truques de TuneUp Utilities 2012, entre em seu blog.
***
Sobre TuneUp
TuneUp, com sede em Darmstadt – Alemanha, é líder no fornecimento de ferramentas de softwares inteligentes que permitem aos usuários aumentar o desempenho e a segurança dos seus computadores. Desde 1997 a marca TuneUp tem produzido os melhores produtos de sua categoria e com uma alta qualidade. A fim de manter elevados padrões de qualidade e ser independente de patentes, licenças e fornecedores externos, a empresa desenvolve todas as suas soluções in-house. O estreito contato com os clientes e seus comentários e sugestões, permitem à empresa atualizar o produto continuadamente atendendo às necessidades dos clientes.
TuneUp Utilities está disponível em Português, Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Holandês, Italiano, Polaco, Japonês, Russo, Chinês e Coreano. Os usuários finais podem encontrar mais informações sobre TuneUp Utilities na página web: www.tuneup-software.com.br
Software de otimização de PCs com Windows
Preços por licença: R$ 79,00 (versão completa)
Compatível com: Windows XP, Vista e Windows 7
Produzido por: TuneUp Software GmbH
Mais informações:
www.tuneup-software.com.br
www.tuneup.pt
4m Iberoamerica
Ana Paula Viterbo
Tel.: (011) 3958-2285
TuneUp Distribution GmbH
64293 Darmstadt, Alemanha
Twitter: @TuneUp4Windows
Blog: http://blog.tune-up.com/
Facebook: www.facebook.com/TuneUp.Utilities.Portugues

 

  • Marcos

    Muitooooo bom!!!!

    Já vou colocar em prática estas dicas e jogar já!!!!