Que tal fazendo diferente hoje aqui no Tec-Cia ? Vamos lhe ensinar a criar um Paper Toy de Zumbi bem legal, preparem o papel para imprimir, cola e tesoura sem ponta, e mão na massa !

Algumas dicas que podem te ajudar na criação do Paper Toy :

– Papel: Tamanho A4, com no mínimo 120g de gramatura, ou maior se quiser que o modelo fique ainda mais resistente.

As gramaturas mais utilizadas são 120g, 140g e 180g.Eis algumas das marcas de papel fáceis de encontrar em tais gramaturas nas papelarais: Canson, Filicoat e Opalline.

A melhor gramatura para se utilizar também depende de cada modelo…

Se o modelo for pequeno, com dobras também pequenas e delicadas, fica mais fácil de trabalhar e obter um melhor resultado com papel 120g até 140g.

Já se o modelo é grande, possui dobras e peças bem largas, as quais precisam de maior resitencia para ficar firme, então uma gramatura maior, de no mínimo 140g ou até mesmo 180g é o mais recomendado.Em alguns modelos você pode até mesmo utilizar diferentes gramaturas para imprimir cada peça, conforme a necessidade e o que você achar melhor.

Não utilize sulfite comum, o papel sulfite que conhecemos é muito fino, sua espessura/gramatura varia entre 75g/m apenas.Um modelo feito com esse sulfite comum ficaria MUITO molenga, sem resistencia alguma pois o papel é muito fino, além do que ele deforma e mancha facilmente ao aplicar cola.

Como disse antes, o tamanho do papel será sempre A4, e o modelo do papercraft geralmente deve ser imprimido para preencher todo o papel.

– Tesoura: E que esteja com um bom corte, assim podemos cortar as peças com mais facilidade e perfeição.

– Cola branca: Dessas escolares mesmo, só tome cuidado para não passar muita cola, pois em demasia ela amolece e deforma o papel, além de manchar a tinta impressa no papel.

– Palito de dentes: Ótimo para espalhar cola em abas pequenas, você pode pingar cola num outro papel qualquer, e ir pegando com o palito para espalhar nas peças.Serve também para ajudar a fixar as abas que seus dedos não alcançam, muito útil na hora de colar e montar.

– Régua e uma caneta “morta” (sem tinta), ou lapiseira com bico de ferro, ou até mesmo uma chave de fenda: Isso tudo serve para“vincar/marcar/fazer sulcos” nas linhas de dobras de cada peça, o que ajuda MUITO na hora de dobrar, evitando dobrar errado.Faça isso em todas as linhas de dobras, inclusive das abas, pois é esencial.

 

Agora que você já sabe o básico, mãos a massa, é só recortar e colar as  partes com bastante paciência ! Simbora:

Clique aqui para fazer  o download em alta resolução, do site do criador da arte ! O meu eu já imprimir, só falta recortar e colar para colocar aqui do lado do meu computador em que trabalho no Tec-Cia !