No decorrer dos últimos 2 anos TuneUp tem mostrado muitas formas de otimizar o PC para se obter um melhor desempenho, desde desativar programas da inicialização automática, até eliminar por completo programas do sistema, e inclusive otimizando netbooks. Para os usuários que estiveram atentos às dicas e colocaram em prática os conselhos oferecidos por TuneUp e mesmo assim o PC continua lento, TuneUp informa que existe um outro problema que pode afetar muitos sistemas: a latência DPC, que provoca uma perda de desempenho no sistema, maior que qualquer outro problema.
Para os usuários que quiserem saber se a DPC do seu sistema é muito alta, este comunicado explica o que isto significa e a solução para este inconveniente.
As Chamadas de Procedimento Diferido (DPC) permitem que os programas que estão na fila na lista de ações, sejam executados de forma extremamente rápida pela CPU. Até que as DPC não se executem, o PC se detêm durante uma fração de segundo. Um exemplo destas ações DPC seria a reprodução de um vídeo, o áudio e o vídeo devem aparecer na tela imediatamente, ao mesmo tempo, os dados devem ser lidos desde o disco e cada fotograma deve ser processado em tempo real, se isto não acontecesse cada parte iria a um ritmo e não se entenderia nada. O mesmo ocorre com o áudio e inclusive com o cursor do mouse. Por esta razão, alguns dos drivers e processos devem usar as DPC para ter um resultado alto no desempenho e serem executados imediatamente
No entanto, se um PC sofre de uma alta latência DPC, é possivel perceber um desempenho irregular, quedas no sistema, interferência no áudio, etc. Estes problemas geralmente são causados pelos drivers, mas os processos também podem ser a origem. Felizmente, existe uma ferramenta que busca a latência DPC do PC e ajuda resolver facilmente este problema.
A ferramenta DPC Latency Checker, desenvolvida por Thesycon, mostra através de uma representação gráfica a atual DPC do PC:
Como é mostrado no gráfico, este PC sofre de uma latência de 1ms DPC e nunca descende deste valor. Além disso, tem picos de entre 3 e 4 ms com regularidade. Em um PC otimizado e sem problemas, este valor nunca seria superior a 500us. Se isto não fosse assim o precioso desempenho do PC estaria sendo desperdiçado. E qual seria a origem deste problema? Podem haver vários fatores que causem um aumento anormal do DPC e que pode ser solucionado por meio destes 5 conselhos:
1. Atualizando os Drivers errados ou antigos 
No 90% dos casos, os Drivers são a origem do problema. É aconselhável atualizar todos os drivers do PC, incluindo os adaptadores Wi-Fi, LAN, USB, Bluetooth, som, gráficos e por último mas não menos importante, os drivers do chipset.
2. Desativando dispositivos
Para descobrir qual dos dispositivos pode ser a causa dos elevados picos do DPC, o usuário deve desativar os dispositivos que não são essenciais, um por um, e ir verificando a latência DPC. Para isso, deve-se ir até o Gerenciador de Dispositivos, pressionar a tecla Windows mais a letra R e uma janela será aberta, nela deve-se introduzir o seguinte texto: devmgmt.msc. Quando a janela com os dispositivos se abrir, o usuário deve selecionar um dispositivo, que não seja essencial, com o botão direito do mouse e desativá-lo. Desta forma, poderá ver o gráfico da latência DPC.
O usuário deve ter em consideração que não é possivel desabilitar tudo, deve-se concentrar nas entradas que não são críticas, tais como Wi-Fi, som, Bluetooth e nunca desativar por exemplo os dispositivos de sistema, processadores, ou qualquer elemento que possa deixar o PC inutilizável, como o teclado ou mouse.
3. Desativando os programas de outros fabricantes
Às vezes, alguns programas de outros fabricantes são os responsáveis pelo aumento da latência DPC. Se o usuário quer desativar estes programas de uma forma fácil deve usar o TuneUp Utilities 2012 e sua ferramenta Program Deactivator. Que está na aba Otimizar Sistema, com o botão Desativar programas o usuário poderá desativar todos os programas que não são essenciais e desta forma não serão consumidos os recursos do seu sistema, até que precise usar o programa novamente.
4. Apagando programas de inicialização oculta, extensões do navegador e muito mais:
TuneUp StarUp Manager revela quais programas tem inicialização oculta e extensões que podem ser desativadas com segurança.
5. Atualizando a BIOS
O usuário deve ir até a página web do fabricante de seu PC e procurar pela instruções para atualizar a BIOS. Se este procedimento não tem resultado, nemhum outro terá.
Colocando em prática todos estes conselhos o usuário conseguirá reduzir de forma considerável a latência DPC do PC. Mas se nenhum deles serve de ajuda, é recomendável formatar a máquina. E se mesmo assim,  os problemas com a latência DPC se mantiverem, o usuário deve entrar em contato com o fabricante do PC.
Caso queira conhecer mais soluções para que o PC funcione com um desempenho alto visite o blog de TuneUp Utilities 2012.
***
Sobre TuneUp
TuneUp, com sede em Darmstadt – Alemanha, é líder no fornecimento de ferramentas de softwares inteligentes que permitem aos usuários aumentar o desempenho e a segurança dos seus computadores. Desde 1997 a marca TuneUp tem produzido os melhores produtos de sua categoria e com uma alta qualidade. A fim de manter elevados padrões de qualidade e ser independente de patentes, licenças e fornecedores externos, a empresa desenvolve todas as suas soluções in-house. O estreito contato com os clientes e seus comentários e sugestões, permitem à empresa atualizar o produto continuadamente atendendo às necessidades dos clientes.
TuneUp Utilities está disponível em Português, Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Holandês, Italiano, Polaco, Japonês, Russo, Chinês e Coreano. Os usuários finais podem encontrar mais informações sobre TuneUp Utilities na página web: www.tuneup-software.com.br
Software de otimização de PCs com Windows
Preços por licença: R$ 79,00 (versão completa)
Compatível com: Windows XP, Vista e Windows 7
Produzido por: TuneUp Software GmbH
Mais informações:
www.tuneup-software.com.br
www.tuneup.pt
4m Iberoamerica
Ana Paula Viterbo
Tel.: (011) 3958-2285
TuneUp Distribution GmbH
64293 Darmstadt, Alemanha
Twitter: @TuneUp4Windows
Blog: http://blog.tune-up.com/
Facebook: www.facebook.com/TuneUp.Utilities.Portugues

Fonte: http://www.brandpress.com.br/tecnologia-e-informatica/11126-o-baixo-desempenho-de-um-pc-pode-ser-provocado-pelo-aumento-da-latencia-dpc.html#ixzz24OVVB9yJ

  • Marcos

    Outra dica massa!!!!

    Vou tentar colocar em prática hoje, mas já te digo…Só com os passos anteriores já vi uma melhora fantástica no meu PC…

  • Pingback: LINS DA SEMANA! » Viciado Mode: ON()