Os especialistas do laboratório da ESET – fornecedora de soluções de segurança – divulgaram um alerta sobre uma grave vulnerabilidade que afeta todas as versões do Java 7 e que está sendo utilizada por alguns cibercriminosos para propagar códigos maliciosos.

A falha permite a execução de um código malicioso sem que o usuário perceba. Os primeiros indícios apontam que essa vulnerabilidade tem sido utilizada para propagar um Trojan (Cavalo de Troia) detectado pelo antivírus ESET NOD32 como Win32/Poison.NHM.

As primeiras análises apontam que os navegadores vulneráveis ao ataque são o Mozilla Firefox para Ubuntu Linux 10.04; Internet Explorer, Mozilla Firefox e Chrome para Windows XP; Internet Explorer e Mozilla Firefox para Windows Vista; e Internet Explorer e Mozilla Firefox para Windows 7.

“As vulnerabilidades em Java têm virado algo cada vez mais comum. E o grande risco é que essa tecnologia roda hoje em múltiplos sistemas operacionais e programas, o que potencializa as ações de cibercriminosos que exploram esse tipo de vulnerabilidade”, pontua Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.

Até que a Oracle realize as atualizações no Java 7 – o que está programado inicialmente para 16 de outubro – a ESET recomenda desativar o Java do navegador de internet para prevenir qualquer risco de ataque.

 

Como desativar o Java 7

–  No Mozilla FirefoxAcesse o botão Firefox –> Complementos –> Plugins. Ali, desabilite qualquer plugin relacionado ao Java.

 

–  Google Chrome: Escreva na barra de endereços chrome://plugins. Nessa página, desabilite todos os plugins relacionados ao Java.

 

ü  Internet Explorer: Vá em Painel de Controle –> Java –> Aba Java. Desative então qualquer versão da plataforma. Segundo informações da US-CERT, em alguns sistemas pode ser necessário modificar as chaves de registro do Windows.

 

–  Safari: Entre em Preferências –> Segurança. Desative o botão “Ativar Java”.

Sobre a ESET

Fundada em 1992, a ESET é uma companhia global de soluções de software de segurança que provê proteção de ultima geração contra ameaças eletrônicas. Com matriz na Bratislava (Eslováquia), a empresa conta com escritórios em oito países, incluindo o Brasil.

 

Além do seu principal produto, o antivírus ESET NOD32, desde 2007 a companhia oferece a solução ESET Smart Security, que integra a premiada proteção proativa do NOD32 com um firewall e um anti-spam.

 

Para mais informações, acesse o site www.eset.com.br ou o blog http://blogs.eset.com.br/laboratorio/

 

Informações para a imprensa

Agência Ideal – PABX: (11) 3035-2161 – www.agenciaideal.com.br

Mariana Paker – mariana.paker@agenciaideal.com.br

DDR (11) 3035-2148

Tatiana Americano – tatiana.americano@agenciaideal.com.br

DDR (11) 3035-2144