A Origem do Rock'n'Roll para iniciantes

Oi todo mundo! Eu sou o Jonathan, e essa é minha estreia no Tec-Cia, graças ao convite do amigo Antonio Carlos. Estou aqui pra falar um pouco sobre música, cinema e TV, onde tenho uma curiosidade legal e não consigo acompanhar a modinha de jeito nenhum. Nesse primeiro post, quero fazer uma breve introdução à origem do rock’n’roll, como tudo começou, seja você fã do Sepultura ou do Restart, tudo se originou de uma coisa só.

Era finalzinho dos anos 40 nos EUA quando a população negra curtia soul, rhythm and blues, música country e blues, alguns inovadores começaram a fazer uma mistura desses ritmos, resultando num ritmo acelerado e gostoso de se dançar. Logo o rock’n’roll já estava fazendo sucesso entre os jovens de todo o país, pela primeira vez algo criado pelos negros fazia sucesso entre os brancos. Especula-se que o primeiro rock gravado na história seja “Rocket 88”de Ike Turner e sua banda The Kings of Rhythm em 1951.

Rocket 88 – Ike Turner & The Kings of Rhythm, primeiro rock a ser gravado.

 

Aí surgiam os mitos, os pais do rock, como Chuck Berry, Litlle Richards e Bo Diddley, entre outras feras. Porém os produtores não queriam de forma alguma lançar músicos negros ao estrelato, não pegaria bem para a atual política segregacionista americana, então começaram a lançar brancos tocando as músicas feitas pelos negros, e entre eles surgiram também grandes nomes, como Elvis (que já havia lançado alguns álbuns de música gospel e agradou aos produtores com seu rebolado) e Jerry Lee Lewis (que levou o rock a outro nível utilizando sua destreza com o piano). A primeira música rock a estar no topo das paradas de vendas foi “Rock Around the Clock” de Bill Haley em 1956.

Rock Around The Clock – Bill Haley & His Comets – primeiro rock a ir pras paradas de sucesso.

 

A maioria dos grandes nomes do rock foram seguindo diferentes caminhos, Chuck Berry acabou sendo preso em 1959, por entrar com uma menor de idade mexicana nos EUA ilegalmente, quando saiu, em 1963, parou de gravar coisas novas e até hoje vive de seus sucessos antigos. Little Richard começou a passar por várias fases, ora virando um pregador evangélico, ora voltando em turnês com seus grandes sucessos. Elvis Presley se tornou logo conhecido como o rei do rock, interpretando as músicas dos artistas citados anteriormente, mas adicionando seu gingado nos palcos e seu carisma, porém em 1958 ele vai servir o exército. Volta em 1960, agora já idolatrado como um Deus, e vira ator de cinema e se dedica a mais músicas românticas do que ao rock’n’roll. Faleceu em 16 de Agosto de 1977. Jerry Lee Lewis teve um início de carreira astronômica, e com a ida de Elvis para o exército, toda a mídia afirmava que ele assumiria o posto de rei do rock, porém o episódio em que ele se casa com a prima de 13 anos choca o mundo todo, que o renega, e ele amarga uns bons anos fora da fama.

Johnny B. Goode – Um dos maiores sucessos de Chuck Berry

 

Jailhouse Rock – Elvis Presley

 

Tutti-Frutti – Little Richard

 

Jerry Lee Lewis – Whole Lotta Shakin’ Going On

 

Espero que tenham curtido esse primeiro post, vamos agitar com mais música esse blog. Em breve trarei também algumas dicas de filmes interessantes sobre o rock. Então vamos todos curtir, sem preconceito, sem falar mal sem conhecer, afinal, o que seria do mundo sem música?