E chegou o tão aguardado iPhone 5.

Não, o evento da Apple marcado para dia 12 de Setembro não era um show particular do iPhone, mas ele foi quem roubou a cena (ele e o Foo Fighters, que encerrou a apresentação). Para um lado bom ou para um lado ruim, dependendo do seu ponto de vista.

Nunca, na história da Apple, um produto teve seus detalhes tão bem anunciados por prévios rumores quanto o iPhone 5 (Steve Jobs deve se remoer no túmulo por isso). Desde maio já ouvia-se falar de protótipos vazados do novo iPhone; nada confirmado (claro, eram rumores) mas detalhes importantes que poderiam muito bem ser aproveitados pela Apple. E hoje, durante o evento, aquele sentimento de que “eu já vi isso antes em algum lugar” foi inevitável.

As novidades do garoto:

Design: esteticamente bonito. Nada de extravagante, mas sim elegante. Comparado ao iPhone 4S, o novo iPhone é completamente diferente. Disponível nas cores preto e chumbo e branco e prata, o iPhone 5 troca o vidro traseiro por uma estrutura de alumínio que garante uma leveza ao produto e uma mistura de texturas nunca vista antes nos iPhones anteriores.
Em termos técnicos, o iPhone 5 é 1,7mm mais fino (7.6 contra 9.3) e 28 gramas mais leve que o iPhone 4S (112 contra 140).


Outra característica inovadora, em relação aos iPhones anteriores, é o aumento da tela, agora com 4 polegadas. Segundo a própria Apple, a diferença será significativa para a melhor utilização dos apps (todos os aplicativos nativos da Apple já foram todos adequados a nova tela) mas o usuário não perceberá uma dificuldade em utilizar um smartphone maior.

O novo processador A6 é duas vezes mais rápido que o do iPhone 4S, dando mais poder ao aparelho. Isso permitirá, inclusive, tirar fotos mais rápidas, inclusive enquanto filma. Ainda em relação a câmera, a traseira continua com 8 megapixels de resolução, mas a frontal agora é HD. E ambas possuem o recurso panorama.

O novo iPhone vem com um novo conector de 8 pinos, acabando com a era do conector do iPod de 30 pinos. Com isso, o conector de fone de ouvido foi para a parte de baixo, como no iPod touch (galera que houve música agora vai ter que deixar seu iPhone de ponta cabeça no bolso… eles conseguirão???).


Como comentado, houve ainda outros anúncios durante o evento: remodelagem do iPod Nano (agora maior, mais fino e colorido… eles acertaram no design de todos os produtos, mas no Nano…), alteração na traseira do iPod Touch (agora coloridas também), remodelagem do iTunes, apresentação dos novos fones de ouvido… mas o foco era, sem dúvidas o iPhone 5.

Em relação ao iPhone 4S, o iPhone 5 parece ser uma revolução. Diante de tantos outros smartphones, ele é apenas mais uma evolução. Um preço caro a se pagar num mercado tão competitivo. Mas a Apple é a Apple, mesmo sem Jobs ela continua com seus fiéis Applemaníacos.

Post com participação especial do meu amigo Pedro Henrique Rapa

  • Da hora 😀
    De verdade, curti bastante o iPhone 5. Só falta comprar um, hehe

  • Antonio Carlos

    Eu também cara, muitos ficaram comparando com o Galaxy S3, mas o iphone 5 tem lá as suas características… Eu que não sou applemaniaco, também gostaria muito adquirir um desses.