TuneUp continua realizando uma série de experimentos e investigações para demonstrar quais são os melhores conselhos para otimizar o PC na medida de cada usuário. Nesta ocasião os principais interessados serão os usuários multimídia, que adoram cortar e editar seus próprios vídeos, ou gravar suas próprias músicas ou podcasts ou até mesmo dedicam horas de trabalho intenso de edição no Photoshop.

Os usuários que dedicam seu tempo a complexos projetos multimídias utilizando
as características de configuração padrão do PC,
certamente percebem que os seus resultados são

medíocres e tomam muito tempo. TuneUp
elaborou uma lista com 10 passos essenciais
para melhorar o desempenho multimídia dos PCs.
E também aplicou estes conselhos e ajustes em
uma máquina multimídia – Dell Vostro 360. Os
resultados serão apresentados no final do artigo.

1. Liberar o máximo de memória e recursos da CPU

A edição de um longo vídeo ou de clipe de áudio HD tem consequências na CPU e na memória RAM. Portanto, o primeiro passo é se certificar de desligar todos os aplicativos desnecessários:

 

Evitar os aplicativos com inicialização automática desnecessária: TuneUp Startup Manager ajuda a identificá-los e desta forma o desempenho durante a edição de um vídeo,
áudio ou imagem é otimizado.

Desativar programas com segurança: O TuneUp Program Deactivator desativa automaticamente o carregamento dos programas que são executados de forma permanente nosegundo plano do sistema, mesmo que não esteja sendo usado.

 

2. Corrige os problemas de uma elevada latência DPC
Todos os aplicativos multimídia dependem da capacidade do PC para executar procedimentos em tempo real, sem atrasos ou demora. Se o PC de um usuário sofre de uma “alta latência DPC” todos os aplicativos multimídia serão afetados: os vídeos terão interferências, o áudio gravado estará cheio de distorções e a edição de fotografias terá atrasos.
Afortunadamente existe uma ferramenta que procura a latência DPC do PC e ajuda a resolver de forma fácil este problema. A ferramenta DPC Latency Checker, desenvolvida pela Thesyconmostra por meio de um gráfico a corrente DPC do PC do usuário.

 

Se o gráfico for parecido com a imagem da direita o desempenho global do sistema está muito afetado. Neste caso, o usuário deve seguir as recomendações na Guia sobre latência DPC para
resolver o conflito.

 

 

 

3. Atualizar todos os controladores/drivers do PC
Por que os controladores tem tanta influência no desempenho? Isto acontece porque são os softwares que dizem ao PC como interagir com o hardware, que essencialmente, controla o PC.
Existem 3 categorias principais de controladores para aumentar o desempenho da máquina: as placas de vídeo, placas de som/ chips de som echipsets. Para obter os controladores mais recentes, o usuário deve seguir os seguintes passos:

Atualizar todos os controladores por meio do Windows Update, logo, acessar diretamente a web do fabricante para fazer download da ultima versão dos controladores da placa gráfica, do som ou chipset. Se mesmo assim o usuário não encontrá-los, deve acessar a web do fabricante do PC e fazer o download das atualizações dos controladores. Por último, se não existirematualizações recentes, este sempre pode optar por testar controladores betas em desenvolvimento.

4. Manter o PC desfragmentado e comprovar que o comando TRIM esteja ativado

É muito importante ter um disco desfragmentado na hora de usar aplicativos multimídia, já que tanto o aplicativo em si quanto os arquivos que forem usados tendem a ocupar vários GB. Por esta razão é vital que possam ser lidos se forma continua.
TuneUp Drive Defrag desfragmenta os discos de forma confiável e segura. Se o usuário usa umdisco SSD, não será necessário, sem embargo, deve-se utilizar o comando TRIM para otimizar o disco.Para ver se TRIM está ativado deve-se clicar no botão Iniciar, e no campo de pesquisaescrever cmd e então clicar Enter. Aparecerá uma nova janela, na qual se deve escrever fsutil behavior query DisableDeleteNotify e clicar Enter. Desta forma o PC devolverá uma resposta, se for=0, o comando TRIM está ativado, se não for assim, este deve ser habilitado.

 

 

5. Utilizar a Otimização em Tempo Real de TuneUp Utilities
Os aplicativos Multimidia requerem maior desempenho da CPU. Utilizando a Otimização em Tempo Real é possível garantir o máximo aproveitamento do desempenho multimídia, já que evita que programas e processos em segundo plano consumam muitos recursos da CPU. E também impedindo que os processos ativos se tornem mais lentos. Esta funcionalidade é ativada automaticamente após a instalação de TuneUp Utilities e trabalha silenciosamente em segundo
plano.
Em breve será lançada a segunda parte deste artigo, na qual serão oferecidos mais conselhos para otimizar o desempenho multimídia.

 

Sobre TuneUp
TuneUp, com sede em Darmstadt – Alemanha, é líder no fornecimento de ferramentas de softwares inteligentes que permitem aos usuários aumentar o desempenho e a segurança dos seus computadores. Desde 1997 a marca TuneUp tem produzido os melhores produtos de sua categoria e com uma alta qualidade. A fim de manter elevados padrões de qualidade e ser independente de patentes, licenças e fornecedores externos, a empresa desenvolve todas as suas soluções in-house. O estreito contato com os clientes e seus comentários e sugestões, permitem à empresa atualizar o produto continuadamente atendendo às necessidades dos clientes.TuneUp Utilities está disponível em Português, Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Holandês, Italiano, Polaco, Japonês, Russo, Chinês e Coreano. Os usuários finais podem encontrar mais informações sobre TuneUp Utilities na página web: www.tuneup-software.com.br

Software de otimização de PCs com Windows
Preços por licença: R$ 79,00 (versão completa)
Compatível com: Windows XP, Vista e Windows 7
Produzido por: TuneUp Software GmbH