Outubro 2012 – A primeira parte deste artigo foi sobre como otimizar o PC para o uso Multimídia. Nesta ocasião serão tratados os tipos específicos de multimídia e o que se deve fazer para tirar o maior proveito de cada tipo. Finalizando o artigo com alguns conselhos operacionais para o Windows.
6. Atualizar os codecs
Para trabalhar, editar ou ver diferentes formatos de áudio e vídeo, o usuário deve se certificar de que seus codecs estão atualizados para a versão mais atualizada. Para verificar esta informação TuneUp recomenda Shark007.net, um serviço on-line e gratuito que mantém disponíveis os codecs mais atuais, diferenciando-os por versão de Windows e inclusive se for 64 ou 32 bits. Já existe una versão para Windows 8.
7. Melhorar a qualidade do som
Quando um usuário se depara com problemas no som “surround” ou no volume de seus vídeos caseiros, este pode utilizar a configuração de som da Microsoft, integrada no Windows Vista, 7 e 8  no Painel de Controle, no apartado específico Som, para melhorar sua qualidade. Logo, deve-se escolher a placa de som correta para configurar. Entre as possíveis configurações, na aba Melhorias, existe a opção Sistema surround virtual que simula este efeito com apenas dois alto-falantes, a Equalização de intensidade melhora o volume nos reprodutores e editores e a Correção de Sala cria um efeito karaokê, no qual se pode escutar o som sem as vozes. Para gravar áudio com a qualidade máxima, deve-se utilizar a opção avançado e configurar a aplicação de áudio e do Windows com a mesma velocidade de amostragem e profundidade em bits.
8. Uma instalação limpa do Windows para uma Tarefa única 
Geralmente os PCs da maioria dos usuários são verdadeiros multitarefas, servem para navegar, trabalhar, jogar, vere editar filmes. No entanto, um PC com estas características  nunca estará otimizado ao máximo para cada uma destas tarefas. É possível criar facilmente um PC especialista por meio da criação de uma partição separada e instalar uma nova cópia do Windows para apenas uma finalidade específica.
9. Desativar os serviços em segundo plano do Windows desnecessários
Existem diversos serviços em segundo plano tanto do Windows quanto de softwares de outros fabricantes que se executam de forma automática ao se inicializar o Windows. Algo que muitas vezes torna mais lento o funcionamento do sistema operacional. Para otimizar o desempenho da máquina é possível deter estes serviços até que estes sejam realmente necessários novamente.
Para desativá-los, o usuário deve manter pressionada a tecla do Windows e mais a tecla “R”. Em seguida, digitar “services.msc” e clicar em “Ok”. Logo, deve ir até a lista de serviços e certificar-se de desligar os serviços que não são necessários para a máquina multimídia. Para desativar um serviço, deve-se clicar duas vezes sobre ele e selecione “Parar” no menu.
10. Manter o PC Limpo
A velocidade do PC é afetada quando o disco rígido está cheio. O usuário deve se certificar de manter limpo o seu PC e eliminar os dados desnecessários que se acumulam no sistema. Os aplicativos responderão melhor e serão mais rápidos se o disco rígido ou SSD tiver suficiente espaço livre para o cachê de dados temporais.
No laboratório foram feitos uma série de testes até se definirem estes 10 passos de otimização. Os resultados obtidos após realizar estes passos em um PC Multimídia – Dell Vostro 360 foram:
Resultados para gráficos 3D e desempenho da renderização – Foi medido o desempenho do CPU e GPU de um PC Multimídia – Dell Vostro 360
Combinando os novos drivers e os truques de TuneUp foram acrescentados de forma significativa mais recursos e o desempenho do PC aumentou.
Resultados de desempenho na Criação vídeo medidos com SYSmark 2007 em tempo real: Esta ferramenta foi capaz de medir em tempo real o desempenho do codificados encoder do Windows Media, After Effects, Sony Vegas, Photoshop e Illustrator. Aplicando algum dos conselhos desta guia, combinados com o TuneUp Program Deactivador e com os drivers atualizados resultou em um aumento considerável no desempenho multimídia do PC. Estes são os resultados:
Resultado aplicando efeitos em uma imagem usando o PhotoImpact: Seus diversos filtros e efeitos podem ter um grande impacto na CPU e GPU. Especialmente com as imagens de alta resolução. Aplicando os conselhos desta guia em uma imagem de 20 MP e aplicando o filtro “Melhorar”, que aumenta a iluminação, saturação de cor e muito mais. Conseguiu-se um resultado que pode não parecer muito grande, diferença de dois segundos, mas mostra o quanto uma configuração errada pode ter um efeito negativo para o CPU / GPU ao se realizar uma tarefa pesada. Estes são os resultados:
Aplicando todos os conselhos, instalando los controladores e usando várias ferramentas para melhorar o desempenho foi possível melhorar o desempenho dos aplicativos multimídia. Isto significa que os usuários multimídia podem contar com uma importante melhoria de hardware (até 20 – 30% de melhora no desempenho) simplesmente investindo menos de uma hora e pocuo dinheiro na otimização do PC.
Para saber mais informação sobre TuneUp Utilities e Otimização do Windows confira as novidades na área de imprensa.
***
Sobre TuneUp
TuneUp, com sede em Darmstadt – Alemanha, é líder no fornecimento de ferramentas de softwares inteligentes que permitem aos usuários aumentar o desempenho e a segurança dos seus computadores. Desde 1997 a marca TuneUp tem produzido os melhores produtos de sua categoria e com uma alta qualidade. A fim de manter elevados padrões de qualidade e ser independente de patentes, licenças e fornecedores externos, a empresa desenvolve todas as suas soluções in-house. O estreito contato com os clientes e seus comentários e sugestões, permitem à empresa atualizar o produto continuadamente atendendo às necessidades dos clientes.
TuneUp Utilities está disponível em Português, Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Holandês, Italiano, Polaco, Japonês, Russo, Chinês e Coreano. Os usuários finais podem encontrar mais informações sobre TuneUp Utilities na página web: www.tuneup-software.com.br
Software de otimização de PCs com Windows
Preços por licença: R$ 79,00 (versão completa)
Compatível com: Windows XP, Vista e Windows 7
Produzido por: TuneUp Software GmbH
Mais informações:
www.tuneup-software.com.br
www.tuneup.pt
4m Iberoamerica
Ana Paula Viterbo
Tel.: (011) 3958-2285
TuneUp Software GmbH 
64293 Darmstadt, Alemanha
Twitter: @TuneUp4Windows
Blog: http://blog.tune-up.com/
Facebook: www.facebook.com/TuneUp.Utilities.Portugues