Rolou nessa sexta  (para ser mais exata, na madrugada de sexta pra sábado) o Video Game Awards, uma espécie de Oscar dos games. Confira todas as premiações.

Entre as categorias concorrentes, melhor personagem, melhor jogo para PS3, melhor jogo de ação e aventura, melhor multiplayer, melhores gráficos e, é claro, o Jogo do ano.

Segue abaixo uma listinha dos games vencedores!

Melhor Shooter:
Borderlands 2

 

Melhor Jogo de Ação:
Dishonored

 

Melhores Gráficos:
Halo 4

Melhor Jogo Para PC:
XCOM: Enemy Unknown

Melhor RPG:
Mass Effect 3

Melhor jogo de esporte individual:
SSX

Melhor jogo de luta:
Persona 4: Arena

Melhor Persongem:
Claptrap

Melhor Música:
Cities, por Beck – Sound Shape

Melhor jogo independente:
Journey

Melhor Estúdio:
Telltale Games:

Melhor jogo do Xbox 360:
Halo 4

Melhor jogo do Wii/Wii U
New Super Mario Bros. U

Melhor jogo de Corrida:
Need for Speed Most Wanted

Melhor Banda Sonora Original:
Journey

Melhor Jogo Para Portátil:
Sound Shapes

Melhor Multiplayer:
Borderlands 2

Melhor adaptação para os games:
The Walking Dead

Melhor DLC:
Dawnguard – The Elder Scrolls V: Skyrim

Melhor jogo por download:
The Walking Dead

 Melhor interpretação real masculina:
Dameon Clark como Handsome Jack – Borderlands 2

Melhor interpretação real feminina:
Melissa Hutchison como Clementine – The Walking Dead

Melhor jogo social:
You Don’t Know Jack

Melhor jogo da década:
Half-Life 2

Jogo mais arguardado para 2013:
GTA V

 Jogo do Ano:
The Walking Dead

 

Quanto ao Game of The Year… bem, será a minha opinião, mas devido à certas revoltas no Wiki da VGA,  no Facebook, Twitter e diversos outros meios. Não fui a única a discordar.

Além do vencedor, estavam concorrendo ao prêmio: Assassin’s Creed 3, Dishonored, Journey e Mass Effect 3.  Nem mesmo Halo 4, que é a preferência das premiações estava na lista. Como Walking Dead estava lá??

Vamos analisar os quesitos: Por gráfico… Assassin’s Creed III tinha vantagem. Inovação? Dishonored utilizou meios já conhecidos e nos deu uma experiência diferente ao mesmo tempo. Sistema de escolhas? Mass Effect 3, (mesmo jogando no lixo nossas escolhas anteriores) possui um sistema exemplar, e ainda assim não é o único a utilizar essas opções.  Point-And-Click? Diablo é um bom exemplo (com ação), e jogos de browser utilizam isso. Tudo bem, Walking Dead pode ter seus atrativos e méritos…um avanço para pequenos jogos serem reconhecidos, mas… GOTY??

Sinceramente, fiquei indignada com esta premiação. Um jogo com um público alvo específico, onde aparentemente, sua única vantagem, é a popularidade devido a série, e a onda de conteúdos com apocalipses zumbis. A história não é a mesma do jogo? Beleza, mas leva o mesmo nome, e houve divulgações pedindo se votar no jogo para Game of The Year. Tanto que por este motivo,quem assiste o seriado votou. Então sim: The walking Dead, somente ganhou por conta dos fãs da série.

Ah e sobre o Wiki, logo após a divulgação do resultado, várias alterações feitas no artigo:

 

 

E foi isso minhas pessoas. Creio que muitos irão discordar, outros vão compartilhar minha revolta, mas isso não vai mudar o fato de que para mim, não houve Game of the Year este ano.