Rosa Golijan wears Google Glass on Tuesday, April 30, 2013.

Prometido como a grande inovação em termos de tecnologia dos últimos anos, o Google Glass está perto de chegar ao mercado. Anunciado há alguns meses e apresentado com grande expectativa, os óculos vão entregar ao usuário uma experiência única de navegação, interação e sociabilização. Tudo aliado aos competentes serviços Google.

Com um visual moderno, os óculos apresentam o diferencial de um prisma encaixado em um suporte no olho direito, a frente da lente. Esse prisma protege um microprojetor colocado na base, que vai refletir a imagem do aparelho diante do nosso olho. A partir desse contato é que começa a experiência com o Glass.

Este pequeno suporte preto que encaixa o prisma contém botões para navegação. Dentro dele estão a CPU com GPS incluso, a câmera (visível na foto), microfone e alto falantes embutidos para conversação.

A experiência máxima do Glass se dá em contato por comando de voz. Movimentando a cabeça positivamente, você abre o menu para falar qual função desejada. Um “ok, Glass” dá o início para seu acionamento e, na sequência, basta dizer o que deseja. Tirar fotos, gravar vídeo, abrir redes sociais, ligar para alguém ou procurar uma rota são algumas das funções disponíveis.

google-glass

Previsto para o fim deste ano, o Google Glass pode ser adiado para o início de 2014 e os motivos são desconhecidos. Rumores apontam estratégia de marketing, outros falam sobre adaptações na prática. O fato é que a espera tem gerado um grande barulho ao Google, já que muitos querem experimentar a novidade.

Assim como a data de lançamento, os valores do aparelho também não foram divulgados de forma oficial. Especulou-se entre US$ 300 e US$ 500, mas nada foi confirmado. Vale ressaltar que o Glass, a princípio, estará disponível apenas no modelo acima (sem lentes) mas a empresa já avisou que trabalha numa edição que vai se acoplar aos óculos convencionais, justamente para atender os consumidores deste perfil. Por enquanto, a versão é ideal apenas para usuários de lente de contato, em marcas como Solótica, eÓtica e Acuvue.

Independente das informações desencontradas, o Google Glass é uma realidade que em breve estará em nossas mãos. Eu já estou contando os dias e aguardando mais novidades para saber quando experimentar esses óculos tão cobiçados. Até lá, compartilho com vocês um vídeo feito pelo próprio Google de como pode ser o Glass em nossas vidas.

Artigo escrito e enviado por email por Ronaldo Alves, envie também seu artigo por aqui e ajude divulgar o blog.