NOKIA LUMIA 820

entrada

A Nokia esta mostrando um grande crescimento dentro do mercado de Smartphones, e dessa vez venho falar do Nokia Lumia 820 um aparelho que tem condições de mostrar como a Nokia esta ativa no mercado, e mostrar para os usuários que o Windows 8 não esta perdido.

A Nokia vem brigando no mercado dos Smartphones já que com o valor do Nokia Lumia 820 é possível comprar aparelhos com sistema Android com hardware similares, mas com uma enorme lista de aplicativos.

Para poder suportar o sistema Windows Phone 8 a Nokia apostou em um processador dual core de 1.5GHz com 1GB de memória RAM e 8GB de armazenamento externo, vale lembrar que o Lumia 820 é o primeiro aparelho contendo um sistema Windows a suportar expansão para cartão microSD, levando em conta que aparelho 920 um pouco a frente do 820 não permite a expansão via Micro SD.

O lumia 820 tem um potencial enorme para conquistar de vez o mercado, um dos seus principais recursos é a conexão 4G, com um design tecnológico que permite uma maior segurança ao pega-lo, mas um enorme desvantagem no Lumia 820 em relação ao 920 é a câmera, já que o Lumia 820 não tem a tecnologia PureView.

Sistema

O windows Phone 8 mantem as mesma características de funcionamento de seu antecessor, mas com alguns pontos que o tornaram bem mais pratico, logo ao iniciar não notamos diferenças, contem a mesma divisão de menus, ou seja usando duas telas inicias, uma contendo aplicativos preferidos em forma de titles, e a outra tela que reúne a lista com todos os aplicativos instalados.

Fugindo totalmente do padrão de mercado os titles (Menu principal) se comporta de maneira diferenciada dos demais aparelhos, é bem fácil identificar os aplicativos, levando em conta os aplicativos que mantem atualizações constantes (Facebook) podemos ver uma previa do que vamos encontrar quando abrirmos o aplicativo, na tela temos também miniaturas contendo toda sua lista telefônica, fotos e diversas outras coisas. Levando em conta as outras versões agora é possível personalizar os menus da forma com que o usuário achar melhor, os titles podem ser personalizados em três tamanhos diferentes.

033

No Lumia 820 encontramos a possibilidade de fazer com que as notificações aparecerão na tem de bloqueio, coisa que nos aparelhos anteriores só era possível ver o relógio, calendários, avisos de novas SMS e ligações perdidas. Para as empresas temos a possibilidade de adicionar uma conta corporativa, e nessa conta encontramos alguns privilégios como a possibilidade de criptografar os dados da memória e ate mesmo apagar as informações remotamente.

Uma das alterações mais notáveis no sistema do aparelho é que ele não depende mais do Zune, agora o telefone pode ser reconhecido pelo Windows como sendo um dispositivo externo sendo assim sua memoria pode ser acessada livremente. O SkyDrive também ficou mais rápido, podendo salvar videos e fotos, alem da possibilidade de fazer backups completos das mensagens, configurações, contatos e aplicativos.

O sistema trouce algo inovador, quando por exemplo uma criança que se divertir jogando no seu aparelho há um modo, como se fosse modo de segurança, que bloqueia o acesso a lista de aplicativos e configurações, permitindo assim uma maior segurança para o dono do aparelho;

Sistema

O aparelho é baseado de um junção de plástico de policarbonato, e para falar a verdade em relação aos outros aparelhos o Lumia 820 não é um aparelho muito bonito, seu design não trás muitas diferenças, mas trás um ponto importante sua pegada é firme e confortável, tem os cantos arredondados e com um bom acabamento, você pode mexer com seu aparelho usando uma unica mão e ter conforto e praticidade, o que não acontece com os aparelhos da linha Samsung por exemplo.

022

O Nokia Lumia é bem leve, contendo apenas 159 gramas, mas ao manuseá-lo o usuário pode notar que ele parece ser mais pesado do que isso, ele não é a parelho mais fino que temos no mercado, contendo 1,1cm de espessura, mas nada que comprometa seu conforto ao usa-lo. Mas temos pontos positivos, como o acesso a bateria que nos permite uma troca de forma simples, e temos também um acesso mais fácil para chegar ate o cartão SIM e ao microSD. Mas por parte a remoção da tampa traseira não é uma das tarefas mais fáceis.

Com uma tela de 4.3 polegadas, uma resolução de 480 x 800 pixels de resolução e uma tela AMOLED. Essa é sem duvidas o ponto negativo do aparelho já que no mercado é possível encontrarmos modelos contendo melhores resoluções na mesma faixa de preço. Mas o aparelho tem uma boa intensidade de Brilho e uma ótima resposta aos toques de tela.

Sistema

Com uma lista menor de aplicativos em relação a Google Play ou a loja do IOS, a Nokia não perdeu tempo com o Lumia 820 é criou uma lista considerável de aplicativos que vão dar uma força para o usuário, o principal deles é sem duvidas o Office. Aplicativo comum em todos os aparelhos com o Windows Phone, a formatação dos documentos é perfeita e não tem muita diferença em relação a versão para computador.

Aplicativo que ninguém pode por defeito é o Nokia Drive+, um sistema de navegação via GPS que trás orientações de rua a rua, com um ótimo layout e fácil manuseio, contendo ate mapas em modo offline. A Nokia não parou por ai e juntou a câmera o GPS e a bússola para poder mostrar para o usuário pontos legais para serem visitados de uma cidade, o recurso aumenta ainda mais a forma como o usuário utiliza o aparelho.

O aparelho vem com uma lista de aplicativos instalados de fabrica entre eles estão: Angry Birds Roost, Foto Inteligente, Nokia Care, Nokia Música, OneNote, Transferir meus dados e uma lista com alguns jogos para você passar o tempo.

Sistema

Sem contar com a PureView, que condensa os pixels para disponibilizar cores e zoom sem perda de qualidades a câmera do Nokia Lumia 820 é bastante considerável, em alguns testes feitos a qualidade de imagens e dos videos em 1080p a 30 quadros por segundo a câmera ficou bem acima do esperado. O aplicativo que gerencia a câmera não trás muitas funções, contendo apenas o tradicional balanço de branco.

Uma característica que já é comum no Nokia Lumia é o flash, se o flash não for configurado ele sempre sera ativado para poder corrigir o foco das imagens, mas isso não sera problema e não terá grande influencia na qualidade da imagem, mas em objetos muito reflexivo a qualidade da foto pode ficar um pouco baixa, mas nada para se jogar fora.

Confira algumas fotos tirada do aparelho:

01

02

03

 

 

Sistema

preço

 

Sistema

Pontos Positivos: O aparelho permite uma navegação por GPS com mapas em modo offline, o celular tem um ótimo desemprenho e possibilidade para expansão da memoria de armazenamento via MicroSD.

Pontos Negativos: O aparelho tem pouca memória interna para o usuários poder armazenar suas coisa, e o Smartphone contem uma tela VGA.

Podemos concluir que o aparelho contem um ótimo desempenho, e tem um preço razoável, eu comprei meu aparelho essa semana e estou bastante ansioso para poder ver todas as funções em minhas mãos, vale a pena comprar!