phonebloks-2-Copy

Conheça o Phonebloks, um aparelho modular que está sendo elaborado de forma colaborativa para durar mais e gerar menos lixo eletrônico, se você não aguenta mais trocar seu Smartphone a cada ano, o Phonebloks é feito especialmente para você.

Todos dias jogarmos milhares de aparelhos eletrônicos no lixo, Tablets, Celulares, Câmeras e etc, isso porque eles são projetados para ter uma vida útil curta, por isso quando um Smartphone caro dá problemas, na maioria das vezes é melhor jogar fora do que consertá-los.

Pensando nisso, um holandês chamado Dave Hakkens lançou para o mundo uma ideia de como seria um telefone que não precisasse ser jogado fora tão rapidamente, inteligente e sustentável, o Phoneblocks é um celular modular construído de várias peças separadas, como assim? Se a tela dele trincasse em uma queda, poderia ser facilmente substituída por uma nova sem ter que levar ao técnico ou coisa, parecida…

Confira o vídeo para entender mais:

O futuro será open source, ou seja, qualquer um poderá se apropriar da sua própria tecnologia para copiá-la ou modificá-la do jeito que quiser, o site do Phonebloks.com virou um laboratório de ideias onde mais de quatro mil membros discutem possibilidades para deixar o aparelho ainda mais durável e sustentável.

Mas será que isso vai funcionar? É claro, as empresas querem vender, por isso fazem celulares para durarem pouco tempo, e essa ideia da Phonoblocks é uma coisa que precisa ser analisada, já que na composição de celulares estão elementos poluentes como chumbo e o mercúrio, além de plástico que leva centenas de anos para se decompor. Estima-se que, em média, um telefone móvel seja usado por três anos. Nos Estados Unidos, o tempo de uso de um aparelho é de apenas 20 meses. De acordo com as Nações Unidas, 1,5 bilhões de telefones móveis entraram em desuso ou foram jogados fora em 2013.

 

_70418793_components

Será que essa ideia vai pra frente? Seria uma boa ter um celular que durasse anos e só precisasse trocar um bloco caso você quisesse aumentar a memoria ram por exemplo, ou aumentar a câmera e até mesmo o processador do aparelho.

Lembrando que o telefone não precisa ser igual do vídeo acima, isso é apenas um protótipo, a versão final seria por exemplo um celular que você tem ai, com capinha e design que você escolhesse, e quando quisesse trocar os blocos, só precisaria retirar a tampa traseira por exemplo.. 

Deixem um comentário dando sua opinião !

(Via: Gente que Coopera Cresce)