NY-620x400

Batizada como LinkNYC, a rede terá terminais que substituirão telefones públicos e funcionarão 24 horas por dia 7 dias na semana. A velocidade ainda de quanto será a internet ainda não foram divulgadas, mas a Prefeitura afirma que ela será em “gigabytes” (100 vezes mais rápida que internet pública)

O sistema foi apresentado pelo prefeito Bill de Blasio como “a mais ampla e rápida rede de internet grátis municipal” e terá terminais que substituirão os telefones públicos pagos, segundo comunicado.

A Prefeitura autorizou a construção de até 10 mil terminais “LinkNYC”, com um raio de cobertura de 45 metros nos cinco distritos da cidade (Manhattan, Queens, Bronx, Brooklyn e Staten Island).

Além disso, incluirá um “leque de outros serviços, incluindo chamadas gratuitas nos Estados Unidos, um tablet tátil com acesso aos serviços da cidade e posto de recarga para equipamentos eletrônicos”, entre outros serviços.

A rede, que terá seus primeiros equipamentos instalados no fim de 2015, será financiada com publicidade e não custará um único dólar aos contribuintes, explicou a Prefeitura, que espera ganhar US$ 500 milhões nos próximos 12 anos.

Atualmente, alguns bairros da cidade como Chelsea já possuem internet gratuita graças a um projeto piloto do Google, disponível também em alguns parques de Nova York.

(Via: Jovem Nerd)