mario-bros-625bd5

Assim que apareceram no mercado de jogos os primeiros consoles, tudo era novidade e ninguém se importava com o realismo nas imagens. Os jogos eram muito limitados em vários sentidos, pois os gráficos visuais eram bastante restritos, mas isto não era culpa dos desenvolvedores e sim, das modestas configurações dos equipamentos disponíveis no mercado.

Os jogos nem sempre foram interativos e realistas como são atualmente. Basta lembrar dos primeiros jogos que fizeram sucesso como o Pong, considerado o primeiro game eletrônico da história. A Atari, responsável pela criação do Pong, foi a primeira empresa a desenvolver jogos eletrônicos no mundo inteiro. A partir disso, a tecnologia foi evoluindo cada vez mais rápido e o design dos jogos também.

Nos anos 80 a Nintendo entraria para a história com a criação do Super Mario Bros, um dos mais vendidos e famosos de toda a história dos videogames – mais de 40 milhões de cópias no mundo inteiro. Em 2006 a Nintendo volta a revolucionar com o lançamento do Nintendo Wii, videogame que possibilitou maior interatividade do usuário com o jogo. Outro fator importante para a evolução dos videogames, foi a utilização de componentes de computador, como um processador, memória RAM, placa de vídeo entre outros, na fabricação dos consoles – o que a Sony fez com o Playstation. Além disso, o Playstation também trouxe vários outros avanços tecnológicos para a época, como o cartão de memória por exemplo, que permitia ao jogador salvar dados de um jogo e continuar do ponto onde parou.

A indústria dos games logo percebeu que precisava melhorar a configuração gráfica dos jogos, e mesmo que lentamente, isto vem acontecendo de forma contínua, trazendo mudanças significativas nos títulos mais importantes que surgiram ao longo dos anos. Quem está acostumado a jogar, vem percebendo notáveis diferenças, com imagens cada vez mais realistas.

Com o avanço da tecnologia e a criatividade dos grandes produtores, os jogos eletrônicos com toda certeza continuarão a surpreender. A Sony por exemplo, já anunciou que terá suporte para resoluções 4K nos consoles, sendo que esta tecnologia já é uma realidade de mercado nos televisores, smartphones e tablets da empresa.

A grande novidade do momento é que de acordo com uma publicação no Blog da PlayStation, a trilogia do jogo Uncharted terá versão remasterizada para PS4 em 9 de outubro deste ano. A remasterização dos três jogos vai rodar em 1080p e 60 quadros por segundo e a coleção vai acompanhar não só melhores gráficos, como também uma gama de conquistas inéditas e novos recursos.

A título de exemplo, a indústria dos jogos já recebe muito mais atenção e investimentos do que a indústria do cinema devido aos milhares de usuários e amantes de games espalhados pelo mundo inteiro. Isto faz com que a atenção ao equipamento e a própria produção nesta indústria seja cada vez maior com tendencia a aumentar.