A tecnologia é sempre incrível, mas o que tem de bom nela também tem de ruim, principalmente quando se trata de segurança, e dessa vez não foi diferente. Um novo malware que tem dado o que falar, já apelidado por “Fansmitter” acaba de ganhar fama e chega ser assustador, isso porque ele rouba senhas e chaves de criptografia usando apenas o barulho da ventoinha do seu PC.

Parece mentira certo? Mas a descoberta foi feita pelos pesquisadores dos laboratórios de segurança cibernética da Universidade de Ben Gurion, em que uma equipe conseguiu transferir dados usando apenas as ventoinhas da refrigeração de um PC infectado.

O Fansmitter funciona da seguinte forma, uma vez o malware instalado no seu computador, ele muda a velocidade da ventoinha entre 1.000 RPM e 1.600 RPM, uma diferença que pode ser facilmente captada por meio de um áudio através de um microfone, que interpretado transforma tudo em números binários usando duas velocidades da ventoinha,

Confira o vídeo do Fansmitter entrando em ação:

Parece até mentira, mas o vídeo está ai para provar, e cada vez mais esses ataques estão ficando cada vez mais comuns. O pior de tudo é que não existe segurança para esse tipo de malware, até se você se desconectar da internet e tirar todos seus periféricos, você nunca está seguro.