Que o universo é grande não é novidade pra ninguém, e pesquisadores de Baryon Oscillation Spectroscopic Suvey (BOSS) fizeram um mapa em 3D que mostra que o universo tem 1,2 milhões de galáxias.

Esse número é um novo recorde para os astrônomos, essa nova construção em três dimensões do nosso universos, fornece evidências de que uma substância ainda misteriosa chamada energia escura esteja causando essa expansão do espaço, em velocidade crescente.

O mapa cobre uma área de 650 milhões de anos luz cúbicos para o seu desenvolvimento, que foi necessário reunir forças do trabalho de centenas cientistas da BOSS para ser feito.

Confira a imagem:

149735.266159-mapa-3D-do-universoO mapa tem 48.471 galáxias, o número representa a cerca de 3% que o (BOSS) vem estudando por todo esse tempo, que já é estimado a cerca de 100 bilhões de anos de galáxias em todo universo.

As cores da imagem não são verdadeiras de cada galáxia no mapa, mas os objetos amarelos são os mais próximos do planeta Terra, enquanto os roxos e avermelhados representam os mais distantes, já as marcas cinzas na imagem, representa regiões as quais ainda não existe dados.

149733.266161-mapa-3D-do-universoPra finalizar, o pessoal da BOSS ainda mostra que a energia escura é consistente com a constante cosmológica de Einstein, com uma margem de erro de apenas 5%. 

(Via: Canal Tech)