Há seis anos atrás para ser mais especifico, os chineses pensaram em um projeto super inovador para melhorar o trânsito, que foi criar um sistema de ônibus que consegue passar por cima dos carros. E claro, como toda iniciativa de um grande projeto como este, muita gente não levou muito a sério que isso poderia ser realizado.

A novidade agora é que nesta ultima terça-feira (2), o projeto já foi testado na cidade de Qinhuangdao. O novo projeto se chama “Transit Elevated Bus”, ou simplesmente TEB para ficar mais fácil de se pronunciar, que incrivelmente consegue levar confortavelmente 300 passageiros (você não leu errado, são 300 passageiros mesmo)

O TEB tem 4,8 metros de altura, 7,8 metros de largura e 22 metros de comprimento, tornando ele uma grande “trambolho” que passa pelo meio do trânsito, impossível alguém não conseguir ver o TEB, devido ao seu grande tamanho.

Confira o vídeo:

O TEB consegue atingir de 40 e 50km/h, ele usa um sistema de 16 rodas. e ele já foi testado de verdade e pecorreu lentamente uma pista de 300 metros, o mais legal do TEB é que ele é bastante espaçoso e confortável por dentro, diferente das “sardinhas” que estamos acostumados a pegar aqui no Brasil, como voces podem conferir nas imagens abaixo:

20160802092715 20160802092804 20160802092901 tec cccAgora há algumas limitações para o TEB a andar pelas ruas, uma delas é que  somente carros com 2 metros de altura podem trafegar por debaixo dele, o que significa que ainda vai ter problemas caso algum caminhão ou veiculo maior passe por debaixo dele, e claro, outros problemas com curvas e elevações, que precisarão ser estudados para o TEB passar sem problemas.

Mas o objetivo do TEB é que ele deixe o transito cada vez mais livre, evitando congestionamentos de ônibus com carros, já que um ônibus desse porte levará 300 passageiros por cima dos carros, deixando o transito muito mais livre.

Agora a pergunta é, será que veremos isso algum dia no Brasil? Deixe seu comentário !