Estava aqui no QG do Tec-Cia quando de repente chegou uma encomenda de um disco rígido da Western Digital, que faz parte da linha de discos rígidos portáteis com porta USB 3.0. E claro, gentilmente eles disponibilizaram um HD externo para gente do Tec-Cia fazer um review completo para vocês, espero que gostem.

E como todo bom review, antes vamos começar trazendo um rápido unboxing que fizemos do HD para o nosso canal do Tec-Cia, que você pode conferir logo abaixo:

Nós recebemos o modelo (WDBZFP0010BBK), de 1TB , modelo preto, feito para ser usado com USB 3.0 (Compatível também com 2.0), mas vamos explicar depois porque usar na porta 3.0 é mais importante.

Porta-3-e-2

O HD vem na caixa, bem embalado por sinal, que acompanha um cabo USB 3.0 e um pequeno manual para tirar as suas dúvidas com documentação básica como termo de garantia e etc.

A começar vendo a embalagem com o HD, que mostra de cara que o disco é de 1TB e tem backup automático, e proteção com senha, lembrando que esse modelo é o Ultra. Na caixa mostra também que ele tem garantia de 2 anos anos limitado.

Frente_Hd
O disco vem dentro de uma bandeja de plástico com uma tampa totalmente transparante, quando abrimos como mostra no unboxing acima, pensamos que ele estava preso com alguma fita adesiva por está bem encaixado, mas não, ele apenas vem encaixado com uma bandeja de plástico que fica por baixo, como mostra na foto, todo esse encaixe serve para evitar que o HD caia na hora de retirá-lo da caixa.

Bandeja

A parte do manual vem embaixo do HD, que acompanha também com o cabo USB 3.0 enrolado junto ao produto principal, nada mais.

Cabo_
Manual-fechado_ Manual_aberto_
Como vocês podem ver na imagem, o HD My Passport Ultra é bem discreto e pequeno, o disco rígido fica bem protegido dentro de um case de policarbonato, com acabamento fosco.

O mais interessante é que o HD tem vários pontos, dando impressão que seja furos, mas não, são apenas detalhes para “parecer furos” em black piano.

HD_Furos_

Por trás do HD vem algumas informações com “pezinhos” em borracha, para evitar que o HD ande na mesa ou escorregue, ficando fixo em uma superfície plana.

parte-traseira_

Como mencionamos acima, o HD vem com cabo USB 3.0 que também funciona em entradas 2.0 padrão USB. A entrada do cabo tem um padrão único do produto, diferente do que vimos em outros cabos com mini entradas USB, mas nada impede que você conecte o cabo do seu celular ou outro aparelho nele, claro, tem que ser compatível sendo o mesmo modelo ou parecido deste cabo.

conectado

O interessante é que quando o HD está ligado, um pequeno LED acende em branco, informando que o sistema está funcionando corretamente, como mostra na figura abaixo.

luz-branca_

O My Passport Ultra não vem com CD de instalação de software, mas vem , mas nada impede que você baixe eles diretamente no site da Western Digital atualizados.

E agora vamos falar um pouco desses softwares que você pode baixar para aproveitar o máximo do seu produto.

O primeiro dele é o WD Drive Utilities, que é um software que tem o papel de gerenciar todo o seu HD, nele é possível verificar o status da sua unidade, diagnosticar o disco rígido caso aconteça algum problema, apagar unidade, modo de Sleep Time (modo de hibernação), ter informações do seu HD, atualizar drivers e etc.

WD Drive Utilities

Agora um dos softwares interessantes é o WD Security, nele você consegue colocar uma senha e bloquear definitivamente o seu HD tornando mais seguro.

Depois que baixo e instalado o WD Security, a primeira tela pedirá que você selecione o HD, neste caso você terá que está com o My Passport Ultra conectado no USB, e depois terá que colocar uma senha e uma dica de senha.

WD Security

Depois disso basta colocar o HD em qualquer computador que ele pedirá a senha que você definiu, como mostra na imagem abaixo:

entrar para debloquear

Observe bem que se você tentar acessar pelo computador, mostrará uma figura de cadeado na unidade do seu HD.

bloqueado

Lembrando que com a senha inserida pelo WD Security, qualquer computador que você conectar o HD, ele estará protegido com senha, caso queira retirar a senha terá que iniciar o programa WD Security, colocar a senha novamente para o software ter certeza que é você, e depois clicar em “Atualizar as configurações de segurança”, pronto, agora você e qualquer um poderá acessar os seus arquivos e documentos no HD sem precisar de uma senha.

para remover senha

Lembrando que você pode também tem a opção de fazer backup e manter uma cópia de segurança na nuvem pelo Dropbox, para isso basta ter uma conta de usuário cadastrado no serviço.

Agora vamos passar para fase de testes de leitura e escrita do HD e medir quantos pontos ele conseguiu atingir. Para isso usamos o programa CrystalDiskMark 5.1.2, e testamos a velocidade do HD usando o USB 3.0 e 2.0 padrão, confira os resultados

HD testado na porta USB 3.0, tivemos 110.9 pontos em leitura sequencial e 110.9 no modo de gravação

teste completo 3.0

Agora na porta USB 2.0 tivemos uma pontuação muito mais baixa, foi o que mencionamos acima sobre a importância de usar esse HD em uma porta USB 3.0, você terá muito mais desempenho e velocidade na escrita e leitura :

tete 2.0

Conclusão do HD Western Digital My Passport Ultra modelo WDBZFP0010BBK

My Passport Ultra é um HD externo que todos deveriam ter por segurança, até porque backup sempre é importante quando se trata de arquivos. E com o My Passport Ultra além de segurança para manter seus arquivos e dados seguros, você terá um HD externo de última geração, leve, bonito e compacto, com proteção com senha para ninguém e apenas você conseguir acessar os seus arquivos, além de ter a possibilidade de poder sincronizar os seus arquivos com o Dropbox e manter mais seguro, e claro, isso tudo com a velocidade de USB 3.0 como vimos acima nos testes, que realmente faz diferença na hora de você transferir os seus arquivos em grandes quantidades, ou simplesmente fazer backup, poupando bastante tempo, isso tudo com segurança e qualidade que apenas o My Passport Ultra tem.