aWW5mQadZAY

Quem lembra do Projeto Ara?! Um projeto para criar smartphone modulares no qual você poderia substituir componentes como câmera, sensores, bateria e etc, e evitar ficar trocando de celular sempre. O Projeto foi anunciado pelo Google em 2013, que infelizmente nunca virou realidade.

project-ara-google-1260x710

Segundo a Reuters e o Recode, o Google “suspendeu” o Project Ara para “otimizar os esforços de hardware da empresa” e unificar o desenvolvimento de smartphones sob o comando de Rick Osterloh, ex-presidente da Motorola.
Desde o início, tínhamos nossas dúvidas sobre a viabilidade de um smartphone modular, já que existem bons motivos para seus componentes serem tão integrados:

Quanto menor a integração, maior o volume do smartphone. Você também teria um desempenho mais lento, ou um aparelho que consome mais energia, ou – se você conseguir resolver esses problemas – um aparelho mais caro. Quer dizer, ou ele seria mais lento que alternativas comuns, ou seria muito menos portátil, ou seria bem mais custoso.

Apesar da desistência do Google de lançar esse smartphone, a empresa pode trabalhar junto com parceiros para levar a tecnologia do Projeto Ara para o mercado por meio de licenciamentos

(Via: Gizmodo e Estadão)