PC Master Race é tudo de bom, mas tem vezes que falhas de hardwares são inevitáveis, é super comum acontecer algum defeito ou bugs em até mesmo smartphones, consoles e etc. E desta vez uma placa de vídeo da  EVGA, uma GeForce GTX 1080 pegou fogo durante o uso.

O vídeo foi gravado por um usuário no YouTube chamado Michel Ducan, que mostra o VRM da placa completamente entrando em chamas. Segundo ele o a placa estava funcionando perfeitamente, só que durante os testes os conectores de energia de 8 e 6 pinos estavam desconectados, e a placa ainda recebia energia do slot PCIe.

Confira o vídeo:

Antes da sua EVGA GTX 1080 pegar fogo, o computador só ligada quando a placa de vídeo não estava conectada.

O que aconteceu é que, depois de um mês operando sem o resfriamento adequado, os VRMs não aguentaram mais e acabaram falhando. “VRMs não exibem quaisquer sinais de que estão próximos do ponto de falhar, então só é possível medir isso monitorando a temperatura do deles”, explicou o overclocker profissional “buildzoid“, em entrevista ao site WCCF Tech.

“Quando o VRM atinge uma quantidade crítica de stress, ele vai [entrar num estado de] fuga térmica e queimar sem nenhum aviso”, completou.

O que está acontecendo com certas EVGA GeForce GTX 1070 e 1080 FTW?

Testes do site Tom’s Hardware.de e usuários do Reddit e do fórum da companhia relatam casos de computadores equipados com EVGA GeForce GTX 1080 tendo ocorrências de tela preta. Em alguns casos – como no vídeo acima – aconteceram até mesmo faíscas seguidas de falha total da placa.

O problema está relacionado com a falta de thermal pads da área do VRM. Com isso, essas regiões acabam aquecendo muito mais do que deveriam. A empresa está oferecendo, de maneira gratuita, os thermal pads para os consumidores que tiveram as placas afetadas.

(Via Adrenaline)