Casos de descumprimento de direitos de propriedade intelectual existem aos montes pelo mundo todo. Existem diversas versões do Central Perk de Friends abertas até hoje, lojas, bares e outros estabelecimentos que utilizam de material protegido para ganhar dinheiro e, claro, sem repassar royalties para os detentores.

Pois bem, dois empresários de Chicago de tentar capitalizar em cima do sucesso da Netflix Stranger Things e abriram um pop-up bar (espécie de estabelecimento que é erguido para funcionar por apenas um período específico) intitulado The Upside Down e totalmente inspirado no drama dos irmãos Duffer. Além do painel com as letras, decoração, logomarcas da série e menções a personagens, o bar servia até drinks com Eggo, a comida favorita de Eleven, personagem de Millie Bobby Brown.

Tudo, claro, sem autorização da gigante do streaming. Mas em vez de mandar uma notificação judicial padrão (lá fora intitulada “cease and desist order”), algo que se traduziria como uma ordem para encerramento das atividades, o jurídico da Netflix (que até parece alinhado com o marketing) mandou algo bem diferente. Eis a carta:

Danny e Doug, meu walkie-talkie está estragado então precisei enviar essa nota no lugar. Soubemos que vocês lançaram um bar pop-up de Stranger Things no seu estabelecimento na Logan Square.

Olha, eu não quero que pensem que somos estraga-prazeres, e adoramos o tanto que vocês curtem a série (espere só até ver a 2ª temporada!). Mas a não ser que eu esteja no Mundo Invertido, não nos recordamos de termos feito um acordo com vocês pra esse bar. Vocês obviamente são do tipo criativo, então tenho certeza que vocês entendem o quanto é importante pra nós termos controle sobre como nossos fãs encontram os mundos que nós construímos.

Não vamos dar uma de total Dr. Brenner em cima de vocês, mas pedimos que vocês por favor: (1) não estendam o período do bar além das 6 semanas planejadas terminando em setembro, e (2) contatem a gente para permissão se planejarem fazer algo do tipo de novo. Por favor informem assim que possível se é possível concordar com esses pedidos.

Amamos nossos fãs mais que tudo, mas vocês deveriam saber que o Demogorgon nem sempre é tão complacente assim. Então por favor não nos faça ter que ligar para as suas mães.

 

Segundo o site GrubStreet, o bar andava tão lotado que é claro que os empresários já planejavam estender o período de funcionamento do bar temporário, mas essa carta praticamente pôs fim nisso. O The Upside Down bar ficará aberto, então, até o dia 30 de setembro.

Fica aí a lição para ~empresários que querem lucrar em cima da propriedade intelectual alheia.

A segunda temporada de Stranger Things estreia no dia 27 de outubro exclusivamente na Netflix.

(Via: Ligado em Série)