No Brasil temos atualmente 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, segundo o último censo do IBGE (2016), e dessas mais de 2 milhões apresentam perda de audição em um grau severo, o que dificulta bastante a acessibilidade, principalmente para quem usa a tecnologia “Smartphones, Computadores Desktop”.
E pensando nessas pessoas, vamos recomendar 4 aplicativos que poderá facilitar a vida dessas pessoas com deficiência auditiva.

VLibras

Ele é um uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. Nele é possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets.

Glide – Vídeo Chat Messenger

Glide é um dos favoritos das pessoas surdas, isso porque este aplicativo de mensagens de vídeo permite que você envie vídeos longos de até 5 minutos de duração com as mãos livres. Ele possui elementos como conversas em grupos, sendo possível fazer upload de vídeos para redes sociais e muito mais.

Aplicativo bancário móvel

Ou chamado de mobile banking, este é um ótimo aplicativo para pessoas surdas que não pode usar o telefone ou não gosta de entrar em um banco e tentar se comunicar através de uma tela. Esses apps móveis são super práticos para verificar saldos e transferir dinheiro de forma simples e rápida, sem necessidade de fazer chamadas ou falar diretamente com alguém. Muitos bancos já oferecem download gratuito em dispositivo iOS e Android.

Aplicações de viagem – Waze e National Rail

Viajar e usar transporte público pode ser bastante complicado para os surdos com deficiência auditiva, isso porque é um pesadelo para capturar atualizações de viagem, ouvir anúncios e tentar encontrar as telas de informações. Pra isso entra o Waze e National Rail, que sãos simples na hora de usar, isso porque eles fornecem todas as informações que você precisa e possa viajar com confiança e segurança, isso absolutamente de qualquer lugar.

Mas vale lembrar que para usar esses aplicativos, é necessário ter o conhecimento em Línguas de Sinais, no caso da “Língua Brasileira de Sinais”, em que você pode fazer um Curso de Libras, que será muito útil para quem trabalha com ensino.

O mais legal é que também você pode fazer um curso online, com aulas completas de Linguagens de Sinais, este é uma das melhores coisas que você pode fazer, não só para a sociedade mas também para o seu currículo profissional, aprender Libras é uma habilidade fundamental que todos deveriam aprender.