Usuários dos Wndows XP e Vista, que já não recebem mais atualizações oficiais da Microsoft, podiam contar com a Mozilla para navegar na internet com alguma segurança utilizando o navegador Firefox. A organização, porém, anunciou o encerramento do suporte para os dois sistemas, deixando usuários sem uma opção segura de navegador.

Com o fim do suporte, o navegador Firefox pode deixar de funcionar no Windows XP, obrigando usuários a utilizarem a versão 52, a última com suporte oficial para o sistema operacional lançado em 2001. Problemas de segurança que forem corrigidos em versões mais novas continuarão abertos nessa versão, tornando a navegação na web ainda mais arriscada.

A Mozilla tem um comunicado oficial sobre o encerramento do suporte. O comunicado pode ser visto aqui (leia aqui).

Segundo o site NetMarketShare, em dados atualizados para setembro de 2017, 5,69% dos computadores com acesso à web continuam equipados com Windows XP. Já o Windows Vista ainda é utilizado em 0,43% dos sistemas.

Quem ainda utiliza um desses sistemas é aconselhado a migrar imediatamente para um sistema com suporte, preferencialmente o Windows 10. Como não há atualizações recorrentes para essas versões do Windows, há muitas brechas de segurança que permanecem abertas. Essas brechas podem ser utilizadas por hackers para atacar o sistema.

Da mesma forma que o Firefox, o Internet Explorer para o Windows XP não é mais atualizado.

(Via)