O Facebook anunciou nesta quinta-feira (15) que trará uma séries de novidades relacionadas aos vídeos em sua rede social.

Uma dessas novidades segundo o blog oficial da empresa, é o mecanismo aprimorado de distribuição de vídeos e também um novo recurso para monetização.

Querendo ou não Facebook vem tomando cada vez mais espaço para os criadores de conteúdos, e claro, o Facebook quer bater de frente com o Youtube.

“Estamos atualizando o ranking do Feed de Notícias para aprimorar a distribuição dos vídeos de criadores e páginas que as pessoas realmente querem ver”

afirma o Facebook.

Monetização de vídeos no Facebook

O anúncio mais importante feito hoje pelo Facebook é sobre a monetização de vídeos, que terá anúncios antes dos vídeos e também intervalos comerciais durante uma exibição.

“Vídeos mais longos de páginas com mais de 50 mil curtidas poderão testar os intervalos comerciais a partir de janeiro”

Para os vídeos mais longos a plataforma testará intervalos comerciais durante o vídeo a partir de janeiro, algo que já acontece com o YouTube.

Para facilitar a vida dos criadores de conteúdo, o próprio Facebook incluirá uma “aba” dedicada a todas informações de monetização no painel de controle dos vídeos, para tirar todas as dúvidas de quem vai monetizar seus vídeos.

Em resumo, cada vez mais Mark Zuckerberg vai criando recursos para o Facebook bater de frente com Youtube, e como o Youtube anda “meio quebrado das pernas” com tantas reclamações de bugs e etc, o Facebook vai entrar para disputar de frente com seu concorrente da Google.