Não é por acaso que o WordPress é uma das plataformas mais recomendadas atualmente. Ele é um CMS grátis, sendo indicado para vários tipos de projetos web.

A plataforma apresenta características que a tornam a preferida não apenas dos iniciantes, mas também daqueles já experientes em projetos web, para isso você também precisa ter uma ótima opção de hospedagem.

Toda essa popularidade se dá pela facilidade de personalização, pois graças a essa característica, qualquer pessoa pode instalar e editar os seus principais recursos. Esse perfil intuitivo da plataforma ganha ainda mais força com a sua variedade de plugins.

Os plugins do WordPress possibilitam que o seu blog tenha vários recursos interessantes, que melhoram ainda mais o rendimento do seu projeto.

Para instalar o WordPress você deve ter uma hospedagem e um domínio. Mas, afinal, como proceder para instalá-lo da maneira simples e rápida?  

Nesse artigo, você confere algumas das maneiras para efetuar a instalação da plataforma rapidamente. Confira mais a seguir.

Diferenças entre WordPress.org e WordPress.com

Antes de realizar a instalação é importante saber a diferença entre essas duas alternativas do CMS.

WordPress.com

É um serviço grátis e auto-hospedado, porém apresenta algumas  restrições. Nessa alternativa você não tem condições de efetuar mudanças significativas nos plugins e códigos.

WordPress.org

É a plataforma customizável e que precisa de uma hospedagem de sites para ser instalada.

Essa versão é mais vantajosa por disponibilizar recursos avançados, sendo também a mais recomendada para quem quer criar um projeto mais profissional.

Instalação rápida do WordPress no cPanel

Na maioria dos serviços de hospedagem de sites é possível contar com o cPanel. Ele é um painel de controle bastante prático e que permite ao usuário gerenciar vários aspectos da sua hospedagem.

Caso você possua uma hospedagem que forneça o recurso do cPanel, você tem a possibilidade de fazer a instalação por meio dele. Para isso, adote os passos abaixo:

Etapa 1

Acesse o painel de administração da sua hospedagem de sites. Ao fazer isso você irá visualizar todos os recursos que irão guiar você no processo de instalação.

O procedimento é intuitivo e a instalação pode ser feita em poucos minutos.

Etapa 2

É necessário fazer o download dos arquivos de instalação que a plataforma WordPress apresenta. Após o download é necessário ir ao painel de administração da hospedagem e acessar o link “File Manager” (“Gerenciador de Arquivos”, em português).

Assim será possível enviar o arquivo para o servidor. Logo depois você deve efetuar o upload do arquivo .zip baixado na plataforma WordPress para a pasta raiz do seu site.

Depois de realizar o envio é preciso selecionar o arquivo e clicar em extrair. Para completar essa etapa você deve abrir a pasta WordPress e efetuar a seleção de todos os arquivos, os movendo para a raiz do seu site mais uma vez.

Após mover os arquivos é necessário deletar a pasta WordPress.

Etapa 3

Essa etapa é importante porque você cria o Banco de Dados. Retorne para a tela de início da hospedagem de sites e acesse o ícone MySQL Databases.

Depois crie um novo Banco de Dados para o seu WordPress. É preciso criar também um novo usuário e atribuí-lo a esse novo Banco de Dados.

Não se esqueça de marcar a alternativa que permite a habilitação de todos os privilégios. Em seguida clique em concluir.

Etapa 4

Nessa etapa é onde vai ocorrer a instalação do WordPress. Para isso, você deve colocar as informações contendo o nome do Banco de Dados que foi criado em etapas anteriores. Coloque também a senha e o nome de usuário.

Após isso você verá uma tela nova. Ali você deverá preencher as informações a respeito do seu site.

Instalação com o Softaculous Auto Installer

Para quem deseja um processo de instalação ainda mais fácil é possível contar com instaladores automáticos do WordPress, onde todo o trabalho é feito com alguns cliques.

A hospedagem com cPanel permite a utilização do Softaculous Auto Installer, um software que auxilia a instalação do Worpdress. Para instalá-lo rapidamente siga os seguintes passos:

Acesse o cPanel e clique no ícone do Softaculous. Depois encontre o ícone do Worpdress.

Na janela do Softaculous você deverá preencher alguns dados, tais como o nome do seu site, descrição do site, escolher ativar ou não o Multisite, escolher o nome de usuários e senha. E pronto!

Se você tiver domínios e subdomínios em seu painel de controle, você também pode acessá-los pelo Softaculous.

Conclusão

Como foi possível ver, a instalação do WordPress não é difícil. A maneira mais eficiente e rápida para instalar essa plataforma é utilizando o instalador que já é disponibilizado no cPanel.

Por fim, se você deseja começar um site ou um blog WordPress, saiba que além de muito prático, ele também oferece uma instalação rápida e muito simples. E então, está esperando o quê para começar?